Associação Quilombo Kalunga – AQK

O Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga (SHPCK) é nada mais que o maior território de descendentes quilombolas do Brasil. Este mesmo território é reconhecido pela fundação Palmares e articulado com a Coordenação Nacional de Quilombos (CONAQ), além de outros órgãos nacionais e internacionais que pleiteiam e promovem a criação e emancipação de territórios autônomos tradicionais por todo o planeta.

Ao mesmo tempo que se define por siglas, este mesmo território é a história, a vida e a cultura de um povo tradicional único e guerreiro habitante do Noroeste Goiano: o povo Kalunga.  E assim sendo, este mesmo sítio é hoje a representação dos segredos antigos, das lutas passadas e da união futura de um povo que luta pela sua emancipação enquanto coletivo. Um povo mantenedor de saberes e práticas já há muito esquecidas por outras sociedades modernas.

Tanto o Território Kalunga, quanto nossa história e a imensa faixa de Cerrado Biodiverso e natural que nos protege são patrimônios imateriais sem preço, todos alocados em pleno Centro Oeste brasileiro. Nosso esforço é para que tal patrimônio seja gerido com sensibilidade pelos nossos próprios guardiões livres, sendo a base fértil para novas gerações que virão e para novas propostas de sociedades colaborativas que se formarão a partir da fusão de nossas tradições mais antigas com as demandas contemporâneas.

A emancipação do povo Kalunga é a garantia de que novos modelos de sociedades mais integradas com o seu meio possam surgir daqui para frente. Ao mesmo tempo, é consolidação dos direitos de liberdade e desenvolvimento garantidos pela constituição aos povos tradicionais brasileiros. Estes povos que ao longo da nossa história nacional foram paulatinamente subtraídos de seus direitos enquanto cidadãos e homens livres.

—-




Do ponto de vista de coordenação e representatividade, algumas organizações comunitárias e regionais se formaram dentro de nosso território. A função delas é capilarizar nossas representações e demandas para nos representar completamente em todos os níveis.

Para gerir assunto gerais foi-se criada a associação mãe AQK (Associação Quilombo Kalunga). Essa mesma organização sem fins lucrativos tem sua diretoria eleita democraticamente. Entre outras funções práticas, ela tem captado recursos, gerido projetos e representado as necessidades gerais de nosso povo nos mais variados contextos. Sejam em simpósios internacionais ou em pequenas questões cotidianas.

De forma capilarizada, abaixo da AQK encontramos as associações Kalunga  municipais e todas as outras associações comunitárias, responsáveis por representar seus municípios e suas comunidades, respectivamente. No ano de 2020, no primeiro Congresso de Representantes Kalunga organizado na comunidade do Riachão, a direção geral conseguiu nomear 56 representantes comunitários e empossá-los em seu cargos. Este foi um grande passo para a história do povo Kalunga!.

Em Maio de 2019, sob articulação da AQK a diretoria geral conseguiu a criação e a aprovação do primeiro Regimento Interno Kalunga. Este documento abre a possibilidade para que nosso povo tradicional seja capaz de manter a soberania sobre a leis e regras dentro de seu território, incluindo especificidades de nossa cultura, assim como gerenciamento de questões agrárias e fundiárias.

Ao todo, o território Kalunga SHPCK (Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga) está contido no perímetro de 3 municípios: Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.

Para obter dados mais específicos sobre nossa Luta, território, organização e reserva de biodiversidade, entre em contato com a associação mãe, AQK – Associação Quilombo Kalunga.

CRÉDITOS EDITORIAIS E FOTOGRAFIAS:

EM SETEMBRO DE 2020, A ASSOCIAÇÃO QUILOMBO KALUNGA INAUGUROU ESTE SITE PARA A PROCLAMAÇÃO DA HISTÓRIA E CAUSA DE NOSSO POVO

AGRADECENDO A TODOS OS COLABORADORES QUE SOMARAM NESTA EMPREITADA, SEGUEM ABAIXO OS CRÉDITOS DE CONCEPÇÃO DO PROJETO:

PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:

CONTEÚDO E ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO:

FOTOGRAFIAS CEDIDAS PELOS PROFISSIONAIS:

EQUIPE DIRETORA AQK:

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: